POR QUE O TÔNICO É INDISPENSÁVEL

Tônicos são cosméticos que ajudam a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Esse tipo de produto hidrata e finaliza o processo de limpeza, removendo qualquer impureza ou produto deixado anteriormente na pele e equilibrando seu pH. Alguns tônicos oferecem, ainda, ação adstringente, que ajudam a controlar a oleosidade da pele. Outro benefício: o tônico auxilia na microcirculação da pele e, em uso conjunto com o hidratante noturno, potencializa a hidratação ou o tratamento antiage durante o sono.

Vale lembrar que uma pele limpa consegue absorver com mais facilidade os princípios ativos dos cosméticos, favorecendo o tratamento. Poros sujos e obstruídos, ao contrário, não têm a capacidade de absorver a hidratação e nutrição oferecidas. Muitos produtos já proporcionam um tratamento ao tonificar o rosto. Alguns específicos para peles oleosas, por exemplo, possuem ingredientes como o ácido salicílico para tirar o brilho, controlar a oleosidade e até ajudam na diminuição dos poros. Outros têm ação anti-inflamatória, agentes anti-idade ou ingredientes hidratantes.

TOQUE ESPECIAL

Para aplicar o tônico facial não é preciso exagerar na quantidade. Aplique levemente sobre a pele com o auxílio de um algodão e sem movimentos muito fortes. Finalize com breves batidinhas para que o produto penetre melhor nos poros. Espere o produto secar para dar continuidade ao tratamento.

DICA DE PRODUTO

TÔNICO POROS – Proporciona ação adstringente. Limpa e hidrata a pele. Possui ação antioxidante e ativos como pro-vitamina B5, colágeno, ureia modificada e chá verde.

A IMPORTÂNCIA DO VISAGISMO PARA O TRABALHO DA ESTETICISTA

O visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal por meio do corte de cabelo, da maquiagem, do estilo de roupa e, ainda, do uso das cores, a fim de revelar características que valorizem a personalidade de cada pessoa. O termo deriva da palavra francesa visage, que significa rosto, e foi criado por Fernand Aubry em 1936. Aubry foi um importante maquiador e cabeleireiro francês, cuja ideia inicial era criar uma imagem personalizada, sem a imposição de padrões e buscando expressar a “beleza interior”.

O visagismo faz uso do princípio de que as imagens são construídas a partir de uma estrutura geométrica. Isso significa que o rosto humano, por exemplo, se forma a partir da combinação de um círculo (a face em si), um triângulo (o nariz), dois ovais (os olhos) etc. Ao olharmos a face de alguém, nosso cérebro recebe informações por meio desses “símbolos arquetípicos”.  Por exemplo: o quadrado nos transmite uma ideia de força, poder e conservadorismo. O círculo, por sua vez, leva informação de regularidade, às vezes até de monotonia. O triângulo pode indicar rebeldia, dinamismo, sensação de movimento.

O rosto humano apresenta uma simetria quando dividido em três partes: a parte superior, que vai da linha do couro cabeludo até a linha das sobrancelhas; a parte média que vai das sobrancelhas até a base do nariz e a parte inferior que vai da base do nariz até o queixo. A parte superior tem a ver com intelecto. A parte média da face diz respeito à emoção. A porção inferior do rosto indica a intuição. Queixo proeminente demonstra uma relação intuitiva com o mundo.

O visagista costuma realizar uma análise completa das características físicas do indivíduo, a começar pelo tipo de rosto, que pode ser oval, redondo, quadrado ou triangular. Além das características físicas, o profissional analisa as cores mais adequadas a cada tom de pele. Para isso, é necessário avaliar a pele combinada a inúmeras amostras de cor. Quando a pele se aproxima da cor adequada ao seu tom, os defeitos como manchas e olheiras tendem a ser disfarçadas. Quando se aproxima a cor oposta ao seu tom de pele, os defeitos tendem a ficar realçados.

TOQUE ESPECIAL

Uma consultoria de visagismo exige uma avaliação muito mais ampla, segundo o tipo de personalidade e as características físicas. Identificar os pontos fortes e fracos de um indivíduo pode fazer muito mais por ele do que imaginamos. Pode melhorar a autoestima e representar influência nos âmbitos profissional, amoroso e familiar. A sinergia entre a imagem física e a imagem interna é um momento inesquecível, capaz de revolucionar o modo como uma pessoa se relaciona com os outros e com o mundo.

DICA DE PRODUTO

BLUR – MOUSSE MULTIFUNCIONAL, possui FPS 30 e PPD 10. Além de proteger contra os raios UV e combater o fotoenvelhecimento, seu efeito blur disfarça as imperfeições da pele por meio da dispersão da luz. De quebra, proporciona à pele aspecto aveludado. Tudo de bom!

CONHEÇA OS VILÕES DO ENVELHECIMENTO DA PELE

Não adianta utilizar o mais moderno recurso terapêutico para tratar a pele se, diariamente, continuamos com hábitos alimentares prejudiciais à nossa fisiologia.  Atualmente, depois dos radicais livres, do estresse oxidativo e dos raios UV, o novo alvo contra o envelhecimento é o consumo do açúcar. Ele produz a glicação, processo de ligação entre uma molécula de glicose com uma proteína, resultando nos chamados A.G.Es (Advanced Glycation End Products).

O açúcar (sacarose) aumenta a produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores responsáveis pelo humor e pela sensação de prazer. Mas, em excesso, se acumula no tecido adiposo e causa o envelhecimento precoce. Além disso, seu consumo exagerado causa fermentação no sistema digestivo, destrói as bactérias intestinais e enfraquece o sistema imunológico, atingindo diretamente na imunologia da pele. Nos últimos anos, a glicação tem sido apontada como um processo altamente lesivo a pele, relacionado a altas concentrações de radicais livres.

A formação dos A.G.Es, produtos finais de glicação avançada, está diretamente associada a alterações na estrutura e função de proteínas como o colágeno. O envelhecimento da pele é o sinal mais visível da degradação proteica, manifestando-se por rugas, perda da elasticidade e menor capacidade de cicatrização. A pele reflete alterações que afetam todo o organismo. Quando as proteínas ficam glicadas e deixam de ser funcionais, o corpo se torna alvo de doenças e a pele envelhece prematuramente.

TOQUE ESPECIAL

Já existem, no mercado, produtos biodisponíveis para utilização tópica na pele, com a capacidade de reverter glicações já estabelecidas. Eles agem na interrupção das etapas iniciais dos processos de rearranjos antes que se tornem irreversíveis. Além disso, deve-se levar em conta o índice glicêmico consumido no dia a dia, sendo esta também uma recomendação essencial para uma pele saudável e mais receptiva aos tratamentos.

DICA DE PRODUTO

BE FRESH – CLAREADOR DA PELE – Antiglicante e antioxidante. Combate os danos que o açúcar causa à pele, protegendo as proteínas contra a glicação e revertendo as manchas, produzindo um clareamento mais definitivo. Indicado para todos os tipos de pele. O produto deve ser aplicado diariamente, pela manhã e à noite. Contém alistin®, lipossomas de Vitamina C e de Coenzima Q10, Adenin, Alfalipoico.

FITOTERÁPICOS E FITOCÊUTICOS: ALIADOS DA BELEZA

O poder das plantas, administradas por via oral, é capaz de melhorar o funcionamento do organismo, de forma endógena, e fortalecer os tratamentos externos. Os melhores resultados terapêuticos são obtidos por meio de “fitocomplexos vegetais”, ou seja, utilizando-se a totalidade de ativos da planta em forma de extrato, a fim de garantir mais eficácia e segurança do que compostos químicos separados.

Confira algumas formas de uso:

  • INFUSÃO: preparação que consiste em verter água fervente sobre a droga vegetal e em seguida tampar ou abafar o recipiente por tempo determinado.
  • EXTRATO SECO: é a preparação de consistência líquida, sólida ou intermediária, de determinada planta.
  • TINTURA: preparação alcoólica ou hidro alcoólica resultante da extração de drogas vegetais ou da diluição dos respectivos extratos. Pode ser simples ou composta conforme preparada com uma ou mais matérias-primas. Importante saber: 10 ml de tintura simples = 1 g de droga seca.
  • EXTRATO OU PÓ: na Fitoterapia é importante saber se as cápsulas são preenchidas com o pó ou o extrato seco da planta desejada. O pó é empregado quando o vegetal é rico em princípios ativos e de baixa toxicidade. Já o extrato seco é empregado quando é necessário purificar e retirar elementos contaminantes ou tóxicos da planta (FARAGO, 2005)
  • EXTRATO SECO PADRONIZADO: um inconveniente de cápsulas fitoterápicas é a ocorrência frequente de hipodosagem, levando o paciente a administração de várias unidades e, com isso, podendo diminuir a adesão ao tratamento. Uma alternativa a esse problema são os extratos secos padronizados, cujo teor de ativos já foi analisado e sua segurança e eficácia terapêuticas comprovadas.

TOQUE ESPECIAL

As olheiras interferem na beleza de grande parte das pessoas e conferem aspecto pouco saudável ao rosto. O resveratrol é um ativo capaz de aumentar a circulação local. O polifenol, encontrado na semente da uva, fortalece a parede dos capilares e estimula a produção da SIRT-1, proteína que aumenta a vida útil das células. Como teríamos de consumir uma tonelada de sementes de uva para obter a quantidade indicada de 1 g de resveratrol – o que, obviamente, é impossível -, torna-se muito mais prática a ingestão do extrato seco padronizado (cápsulas de 100 mg/dia).

DICA DE PRODUTO

CELUX – PARA DRENAGEM LINFÁTICA – Possui sete elementos fitodrenantes que auxiliam na redução e suavização da gordura localizada e da celulite, além de melhorar a circulação e o metabolismo local. Para massagens em geral, inclusive Drenagem Linfática. Possui fucus vesiculosus, castanha-da-índia, cavalinha, cafeína, centella asiática, chá verde e arnica montana.

COMO TRATAR A FIBROSE PÓS-LIPOASPIRAÇÃO

Os cuidados no pós-operatório cirúrgico são fatores preventivos de inúmeras intercorrências, além de promover um resultado estético mais rápido, eficiente e funcional. Entre os principais benefícios estão a redução do edema, das nodulações fibróticas no tecido subcutâneo e de aderências teciduais, além do alívio da dor, maior rapidez na recuperação das áreas com diminuição de sensibilidade, bem como no retorno do paciente às suas atividades cotidianas. As aderências, anteriormente citadas, são agravantes no pós-operatório, impedindo o fluxo normal de sangue e de linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso e fibrótico, que retarda a recuperação.

Associar de forma inteligente os procedimentos habituais do pós-operatório de lipoaspiração a nutracêuticos, tratamentos tópicos e a antiglicação do colágeno são ferramentas fundamentais para uma recuperação rápida nos casos da fibrose. É principalmente na pele que se encontram pelo menos 80% de nosso sistema linfático, feito de capilares linfáticos iniciais nos quais a linfa se forma. Devemos diminuir o edema pós-cirúrgico e, assim, precisamos de mais qualidade de pele e de tecido subcutâneo para que esses capilares recolham com facilidade todas as estruturas do interstício.

É importante entender que a fibrose pós-lipoaspiração é uma condição que não pode ser considerada habitual. Se usarmos estratégias inteligentes para gerenciar a saúde da pele, podemos evitar o surgimento das fibroses, ou até mesmo diminui-las definitivamente. Se maximizarmos o desempenho do conjunto estrutural da pele, melhorando a vascularização na derme, reequilibrando a homeostase celular, normalizando a energia mitocondrial, estimulando a produção de glicoaminoglicanos (polímeros lineares longos), hidratando mais o colágeno e aumentando sua capacidade funcional, a fibrose não acontece ou, se já instalada, tem sua recuperação facilitada.

A utilização dos antioxidantes e antiglicantes, seja via tópica ou oral, em produtos de tratamento ou alimentícios, todos com ênfase em ativos que combatam a produção de radicais livres, aumentam a imunidade e a capacidade de regeneração do tecido. Se diariamente aplicarmos um ou mais ativos em associação que evitem a oxidação e que sejam biodisponíveis na pele, contribuiremos para isso.

TOQUE ESPECIAL

A glicação é uma das mais fortes teorias para explicar o excesso de fibrose pós-operatória. Ela acontece devido a hábitos alimentares que privilegiam os açúcares e ao estresse oxidativo que o organismo está exposto diariamente. A glicação compromete a mobilidade da fibra colágena em função de seu endurecimento. A formação dos A.G.Es, produtos finais de glicação avançada (caramelização das proteínas), está diretamente associada a alterações na estrutura e na função de proteínas como o colágeno. Por isso, a importância do conhecimento da conduta antiglicante na recuperação da fibrose pós-operatória é crucial.

DICA DE PRODUTO

REDUCT – PÓS-OPERATÓRIO – Auxilia na redução de edemas. Formulado especialmente para ser aplicado em casos pós-cirúrgicos e pós-procedimentos estéticos. Promove eficiente restauração dos componentes da pele e reequilibra o sistema linfático. Contém castanha-da-índia, centella asiática, arnica e algas marinhas.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELETROESTIMULAÇÃO

Apesar de cada vez mais empregada, a eletroestimulação ainda provoca confusão sobre os diferentes tipos de correntes, indicações e benefícios. É comum acreditar que somente a corrente russa é a mais recomendável com objetivos estéticos. No entanto, outras correntes também podem ser eficazes e proporcionar resultados similares. Por exemplo, correntes como FES ou NMES (comumente utilizadas em pacientes que necessitam de reabilitação motora) e a russa, podem ser empregadas para o tratamento da flacidez muscular.

Os principais parâmetros, como rampa de subida, rampa de descida, tempo On e tempo Off, indicados para o fortalecimento muscular, além da disponibilidade de frequências com alcance fisiológico, permitem o recrutamento de distintas fibras musculares. Outra situação que deve ser observada com muita cautela é a busca de equipamentos com número de canais excessivos. Atualmente, seguindo os novos conceitos da eletroestimulação, os recrutamentos musculares devem ser realizados de modo isolado e com a associação de um componente de resistência ao movimento, podendo este ser realizada pelo próprio terapeuta, além da participação ativa da paciente no processo de recuperação da musculatura.

Obs.  Esta dica teve a participação di Dr. Jones Agnes, especialista em eletroterapia

TOQUE ESPECIAL

O uso da eletroestimulação com fins de aumento da força e do volume muscular não substitui a musculação em academia de ginástica. Também é importante conhecer a dinâmica compatível sobre a fisiologia muscular, anatomia e eletrofisiologia para o uso correto e assertivo da eletroestimulação. Cargas excessivas, tanto de eletroestimulação como de resistência, não são recomendáveis. Conciliar outros mecanismos, como a própria plataforma vibratória, além de dinamizar o tratamento, proporciona benefícios extras para o tônus e a coordenação.

DICA DE PRODUTO

FIRM UP CORPORAL – ANTIFLACIDEZ

Com exclusivo DMAE biotecnólogico, um neurotransmissor que estimula a contração muscular, proporciona ação firmadora, redução da flacidez e melhora do tônus da pele, realçando o contorno corporal. Seus efeitos são cumulativos e podem ser observados logo nas primeiras aplicações. Aplicar todos os dias pela manhã. Contém DMAE 10%, Raffermine®, Pantenol e emolientes especiais.

COMBATE AO ENVELHECIMENTO COM AJUDA DO DNA

Por meio de um simples exame de DNA, é possível descobrir os pontos fortes e fracos da pele. A melhor parte? Dá para determinar e programar o tratamento ideal e personalizado para cada pessoa. O exame, intitulado DNAage, usa as informações do genoma, codificadas no DNA, para identificar a saúde genética da pele. São analisadas cinco áreas: rugas, flacidez cutânea, manchas, inflamação e envelhecimento da pele. De posse do resultado, a intervenção pode ser feita antes mesmo que qualquer um desses sinais visíveis comecem a aparecer.

O exame é feito por meio da coleta da saliva do interior da bochecha. O DNAage analisa 15 marcadores do DNA isolado. Os resultados associados a cada um dos marcadores são utilizados para determinar a sua pontuação genética em 5 áreas vitais da saúde da sua pele. Assim, usando essas informações, para cada ponto fraco da pele identificado se indica um tipo de tratamento. Por exemplo: para evitar rugas, o índice de glicêmico diário de consumo deve ser diminuído. Como se sabe, o açúcar é o vilão número 1 das rugas. Já a flacidez pode ser combatida com cosméticos contendo ativos construtores e antioxidantes. Para prevenir as manchas, é necessário fazer do protetor solar um hábito e utilizar terapias com LEDs, para a bioestimulação celular. Contra a inflamação e a acne, são indicadas sessões regulares de drenagem linfática. Por último, mas não menos importante, uma opção para combater o envelhecimento da pele: o uso da microcorrente associada à radiofrequência preventiva.

TOQUE ESPECIAL

Além dos procedimentos estéticos que podem ser usados para proporcionar uma pele com mais vitalidade, é importante consumir licopeno, vitamina E e selênio, em formato de nutricosméticos (ou seja, cápsulas de beleza) e de nutracêuticos (parte de alimentos que proporcionam benefícios à saúde), como o ácido fólico (com poderes antioxidantes) e o colágeno hidrolisado (para a elasticidade e a firmeza da pele). A fim de obter maior sinergia, a recomendação é utilizar ativos tópicos. Entre eles estão lipossomas de colágeno (para melhorar a hidrofilia), lipossomas de vitamina C e E (que promovem a hidratação e a reparação do tecido), o ácido fólico (para a melhor síntese celular e reparação do DNA) e silício, responsável por aumentar a produção de colágeno na pele.

DICA DE PRODUTO

MÁSCARA FUNCIONAL DOURADA – Reestrutura e hidrata a pele, repõe colágeno, combate o envelhecimento e promove a renovação celular. Indicada para tratamentos faciais e corporais. Sua fórmula contém Instensyl®, colágeno e vitamina E.

A LUZ ULTRAVIOLETA E A PELE

O Fator de Proteção Solar é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB, causadores de queimaduras, ardência e vermelhidão. Já o fator de proteção PPD vem do inglês Persistent Pigment Darkening que, ao pé da letra, pode ser traduzido como pigmentos persistentes de pigmentação. A sigla representa a proteção da pele contra a incidência de raios UVA. Diferentemente dos raios UVB, os UVAs afetam nossa pele o ano todo, independentemente da estação. É importante que, como esteticista, você compreenda os efeitos em longo prazo da exposição solar.

Os raios ultravioletas são prejudiciais à pele, mesmo que alguns sejam piores do que outros. A dimensão dos danos pode ser diretamente atribuída à quantidade de tempo de exposição aos raios. Os danos podem variar de irritação moderada a inchaço, bolhas e inflamação. A exposição contínua aos raios solares pode causar, inclusive, danos permanentes à pele. O perigo mais severo é o melanoma (câncer de pele). Pessoas de pele clara são particularmente propensas ao melanoma. A melanina protege a pele dos efeitos dos raios solares. Portanto, as peles mais escuras são menos propensas a problemas e apresentam maior tolerância à exposição. Vale lembrar que todos os tipos de pele sofrem os efeitos do sol, como o ressecamento e a formação de rugas.

A pele se torna mais seca após a exposição aos raios ultravioletas e as fibras de colágeno, que dão elasticidade à pele, acabam se partindo, provocando então o envelhecimento precoce. A psoríase e a acne são os únicos problemas que podem ser melhorados pela exposição controlada aos raios solares. Isso acontece porque o sol faz com que a superfície da pele descame levemente, desobstruindo os folículos pilossebáceos e aumentando a remoção de células da pele.

TOQUE ESPECIAL

O profissional deve sempre aconselhar o cliente a usar produtos com filtro solar, e aproveitar a oportunidade para oferecer cosméticos apropriados e de boa qualidade.

DICA DE PRODUTO

BLUR – MOUSSE MULTIFUNCIONAL, possui FPS 30 e PPD 10. Além de proteger contra os raios UV e combater o fotoenvelhecimento, seu efeito blur disfarça as imperfeições da pele por meio da dispersão da luz. De quebra, proporciona à pele aspecto aveludado. The best!

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

A pele envelhecida perde elasticidade. Para testar o estado da pele, você pode fazer uma pequena prega em uma pequena área do rosto ou pescoço, usando o dedo polegar e o indicador e puxar delicadamente. Se a elasticidade for boa, a pele retornará imediatamente à forma normal ao ser solta. Se ela demorar a recuperar sua forma normal, é sinal de baixa elasticidade. Os princípios ativos e procedimentos com ação firmadora são benéficos para incrementar a elasticidade da pele.

A pele envelhecida (assim como aquela danificada pelo sol), precisa de antioxidantes por via tópica e oral. Antioxidantes como as vitaminas C, E e A, minerais, chá-verde e extrato de semente de uva, por exemplo, ajudam a proteger o corpo dos radicais livres. Outros cuidados importantes para a pele envelhecida incluem proteger a função de barreira e usar protetor solar. Além disso, os alfa-hidroxiácidos podem ajudar a combater os sinais do envelhecimento. Os ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, o PCA de sódio e a glicerina atraem água para a pele e conservam sua hidratação. Peptídeos, lipídios, Coenzima Q10 e lipossomas também são ativos benéficos.

Lembre-se de que um dos principais objetivos para tratar esse tipo de pele é estimular o metabolismo e firmar a pele, além, claro, de hidratar e amaciar a epiderme. As peles maduras se beneficiam bastante das máscaras de colágeno e produtos firmadores, com resultados surpreendentes na maioria das vezes.

TOQUE ESPECIAL

O estresse é considerado uma das causas principais do envelhecimento precoce. Pode afetar os padrões de sono do cliente, levar à depressão, ao ganho ou perda de peso e a uma pele opaca e amarelada. Atividades de relaxamento como, por exemplo, massagens, podem ser sugeridas para ajudar a atenuar o problema.

DICA DE PRODUTO

FIRM UP FACIAL – ANTIFLACIDEZ O produto estimula a contração muscular, diminui a flacidez e melhora o tônus da pele, realçando o contorno da face. Seus efeitos são cumulativos e podem ser observados a partir das primeiras aplicações. Contém DMAE (Dimetilaminoetanol), um importante antioxidante da membrana plasmática celular, que exerce efeito positivo no combate à flacidez e na melhoria do aspecto da pele. Indispensável!

OS CUIDADOS COM A PELE DO HOMEM

As necessidades da pele masculina são tão importantes quanto as da pele feminina. Já reparou como é cada vez mais comum a presença de homens em clínicas e spas? O esteticista precisa de uma abordagem simples e direta ao discutir os cuidados de pele com um homem, especialmente levando em conta que a maioria deseja usar poucos produtos. Contudo, estão dispostos a seguir sugestões e desejam uma rotina básica e regular. O principal desafio é atrair os homens para uma consulta inicial. Depois que confiam no profissional, tornam-se clientes legais e podem representar até 20% dos negócios da clínica.

Geralmente, os homens possuem a pele mais oleosa. Eles também precisam de proteção contra o sol. Os clientes satisfeitos com os resultados ficam mais dispostos, ainda, a experimentar um programa de manutenção home care. Ao considerar a linha de produtos para um homem, lembre-se de que eles devem ser básicos e as rotinas descomplicadas. As soluções precisam ser leves, de alta absorção e acabamento opaco. Essencialmente, a ala masculina aprova produtos de limpeza que façam espuma, tônicos e hidratantes leves. Quando seu cliente se acostumar à rotina e obter resultados favoráveis, provavelmente ficará disposto a experimentar também um creme para os olhos e as máscaras faciais.

Produtos esfoliantes costumam ser bem aceitos pelos homens na hora da limpeza, especialmente porque podem substituir o uso de algodão e esponjas, que prendem nos fios da barba. O ato de barbear também é abrasivo para a pele, portanto os homens precisam de mais produtos calmantes e cicatrizantes.

TOQUE ESPECIAL

Os movimentos durante o tratamento facial masculino devem seguir a direção do crescimento dos pelos. Por exemplo, a maioria dos movimentos de massagem na área da barba deve ser de cima para baixo. Isso difere do procedimento estético típico, de movimentos de lifting subindo pelo pescoço e o rosto.

DICA DE PRODUTO

SABONETE LÍQUIDO POROS, com 10% de ácido glicólico em sua concentração. Ele é igualmente indicado para tratar acne, oleosidade e manchas superficiais. Promove leve esfoliação química sem irritação. Renova e ilumina a pele. Indicado para todos os tipos de pele.